Propósito – Sri Prem Baba

Todos nós necessitamos ter um propósito na vida, se não o tivermos, sentimos que a vida não tem muito sentido e nunca ficamos satisfeitos com aquilo que temos. Podemos ter rios de dinheiro mas por dentro sempre vai existir aquele vazio, que nenhum dinheiro no mundo consegue preencher.

Esse livro, Propósito,  é muito amor, pois traz muitos ensinamentos sobre a vida. Sri Prem Baba diz que viemos ao mundo sabendo deste nosso propósito e aos poucos vamos o esquecendo, até não saber mais qual era o nosso propósito. A boa notícia que Baba nos dá é que existem formas de nos conectarmos novamente com o nosso propósito.

Separei aqui alguns trechos que me marcaram durante a leitura.

Sobre amor e felicidade:

“Nós temos a fonte de amor dentro de nós, mas acreditamos que precisamos receber esse amor de alguém”.

“A felicidade não está no futuro, nos bens materiais ou na opinião que os outros têm sobre nós. Ela está aqui e agora, dentro de nós”.

“Se há algo de real valor nesse mundo é o autoconhecimento. Esse é o caminho”.

“O propósito do ser humano é amar. Por isso sempre digo que tudo se resume ao amor”.

Sobre propósito:

“Se eu não tivesse que ganhar dinheiro nem agradar alguém, o que eu faria da minha vida? O que eu faria com o meu tempo?”.

“O coração está levando-o para a realização do seu propósito, da sua meta, do seu sonho maior. E para isso você precisa se libertar das pendências”.

“O coração fala através das sincronicidades, dos misteriosos sinais ou das aparentes coincidências que você não consegue explicar”.

Sobre persistência:

“Vamos supor que você tenha ouvido um comando, prestado atenção aos sinais da vida e decidido seguir por um determinado caminho. Naquele momento, sentiu que todo o universo estava a seu favor, porque tudo começou a acontecer de maneira fluida e fácil, sem esforço. Então você teve certeza de que esse era o caminho certo. Mas, no meio desse caminho, acontece alguma coisa. Um acidente ou algo que o deixa abatido. Nessa hora você se questiona: será que eu escolhi o caminho errado? Não necessariamente. É natural que estando no caminho do coração, alguns obstáculos e desafios surjam, e isso não significa que a sua escolha tenha sido equivocada. E a prova disso é justamente o fato de, no início, todo o universo ter conspirado a seu favor”.  

Sobre ansiedade:

“Uma pessoa que muito ambiciosa, que sonha com fama e poder, mas cuja realidade desenha caminhos completamente opostos a esse, no mínimo, torna-se ansiosa e angustiada. É comum que esse indivíduo carregue angústia e, dependendo da dimensão do conflito interno, é normal que haja depressão ou até mesmo outras doenças físicas e psíquicas. Isso ocorre porque por dentro a pessoa está sendo dilacerada: uma força a esta puxando para um lado, e a outra a está puxando para outro. O ego alimenta grandes expectativas, mas a alma não tem tantas ambições”.

Sobre dons:

“Para se desenvolver um dom precisa ser cultivado. Podemos dizer que plantamos dons para colher talentos”.

Sobre acumular dinheiro e bens:

“Esse desespero por acumular dinheiro e bens materiais nasce do esquecimento da verdadeira identidade. Sem ter consciência de quem somos, corremos atrás do poder material sem estabelecer nenhuma conexão com o propósito da alma. Essa distorção tem nos conduzido ao fracasso e ao sofrimento. Estamos sempre frustrados, sempre querendo algo mais”.

Sobre a vida e o tempo:

“É importante lembrar que a vida nesse corpo tem um prazo de validade muito curto. O tempo é aquilo que temos de mais valioso. Quando você menos espera, a vida passa, o jogo acaba, por isso não desperdice o seu tempo com coisas inúteis. Não se perca na ilusão de que precisa trabalhar muito para algum dia poder curtir a vida. Você não precisa conquistar o mundo para ser feliz. Você pode ser feliz agora, mesmo sem ter conquistado o mundo”.

“Isso que você está chamando de “vida real” é uma situação de vida criada por você e que você passou a considerar o seu mundo real. Você desenhou esse cenário, você escreveu o script no qual você está atuando e agora você se sente prisioneira dessa história, pois não consegue enxergar a vida de outra maneira. Mas se você é o autor da peça, você pode modificar o texto. É você quem escreve a sua história e dá sentido para ela. Talvez você não saiba que tem esse poder e por isso acredite ser uma vítima das circunstâncias, mas isso acontece porque você está sendo guiado pelo inconsciente. E essa guiança do inconsciente é o que você tem chamado de “destino”.

“Nossos pensamentos, palavras e ações constroem isso que chamamos de realidade. Portanto,  nós mesmos criamos as situações de vida, sejam elas confortáveis ou desagradáveis, felizes ou indesejáveis. E estando conscientes de que nós mesmos construímos cenários infelizes para as nossas vidas, podemos começar a transformar a situação”.

No final do livro ele apresenta alguns exercícios para você conseguir encontrar o seu propósito. O livro é fantástico, quem puder leia e me conte o que achou 🙂

O post ficou extenso mas o livro é tão maravilhoso dá vontade de postá-lo inteiro heheh! Um beijo pra quem leu tudo :*

Propósito

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Sthefânia disse:

    Parabéns Carla estou adorando e lendo tudo o que posta! Esse mundo realmente é encantador! Sou praticante de reike e meditação a pouco tempo mas amo!
    Li este este post e fiquei louca pra ler o livro!
    Mais uma vez parabéns e continue nos incentivando com essa tua energia positiva e maravilhosa! 🙏🏾😚

    Curtido por 1 pessoa

    1. Inspiralma disse:

      Que coisa boa ler isso! Muito obrigada mesmo! De coração s2

      Curtir

  2. Gabi disse:

    Leitora fiel, to amando! Quero comprar ele hoje mesmo 😁

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s