O Poder do Hábito

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, mais um livro que li e que vale muito a pena dividir com vocês as ideias principais deste livro. Ele cita vários, inúmeros estudos sobre o hábito. Vários cases de várias pessoas que têm o hábito como principal assunto.

O cérebro cria hábitos para aliviar a quantidade de informações que ele precisa. Como, por exemplo, dirigir: você tem que entrar no carro, girar a chave, engatar a marcha, fazer mudanças, cuidar o retrovisor, olhar para frente, cuidar os outros, apertar embreagem, freio, acelerador. As primeiras vezes na vida que você dirige parece ser muita coisa, mas depois é normal, comum, fácil, porque o cérebro já assimilou todas as novas informações e dirigir já virou um hábito.

Nossos hábitos influenciam diretamente em tudo que fazemos na vida. O modo como comemos, dormimos, falamos, como gastamos nosso tempo, dinheiro e atenção.

Como criar ou mudar um hábito?

Para modificar um hábito você precisa decidir mudá-lo. Você precisa possuir o controle e ser autoconsciente o bastante para usá-lo. Então, uma vez que você entende que os hábitos podem mudar você tem a liberdade e a responsabilidade de transformá-los.
Para mudar ou criar um hábito basta apenas uma coisa: querer e muito. E isso é em tudo na vida. Na sua forma de se alimentar, nos exercícios físicos, na maneira de trabalhar, de viver a vida, parar de fumar, emagrecer.
Podemos aplicar isso em qualquer área das nossas vidas, em qualquer assunto, em qualquer coisa, seja na sua empresa ou na sua vida pessoal. Basta querer, querer de verdade a mudança. Nem sempre é fácil, mas se você quiser mesmo e colocar isso como um objetivo na sua vida, vai acontecer, vai se tornar um hábito.

Coloque algo novo em prática como um objetivo e siga até ele se tornar um hábito. Você deve fazer por onde.
No início, ás vezes, temos que nos forçar a fazer as coisas, mas um dia vira hábito e você vai achar normal.

Mudar um hábito para melhor pode ser algo que inicia pequeno e se torna enorme no final. Pois, um hábito saudável vai criando outros hábitos saudáveis.
Eu, por exemplo, parei de tomar refrigerante em 2012. Comecei com uma promessa inquebrável onde não poderia tomar refrigerante durante um ano. Foi bem difícil no começo (extremamente difícil), nos primeiros 6 meses eu sonhava que estava tomando até refrigerantes que não costumava tomar. Depois, aos poucos, a vontade foi desaparecendo. Após um ano, eu tomei um copo de Coca-Cola e consegui perceber o quanto era doce e ruim. Pronto, resolvi que nunca mais beberia refrigerante na vida. Sem contar as informações que começaram a aparecer sobre os malefícios do refrigerante.
Ao retirar o refrigerante, eu aprendi na marra a comer sem tomar nenhum líquido (porque comer pizza com suco não tem muita graça), e comer sem ingerir líquidos ajuda muito na digestão dos alimentos. Resolvi começar a academia. Quando comecei a academia, senti necessidade de melhorar minha alimentação e procurei uma nutricionista. Comecei a comer nozes, castanha do Pará, amêndoas, orégano, pimentas, gengibre, coisas que eu não era acostumada (hoje comer esses alimentos já virou um hábito, como todos os dias, sempre tem em casa). Foi um hábito puxando o outro.
Hoje em dia, eu acho muito estranho as pessoas perto de mim tomando refrigerante, porque todos sabemos o quão mal faz à saúde. Porém, respeito que cada um tem o seu momento de consciência.

Comecei nessa caminhada do autoconhecimento e despertar da consciência e lendo sobre percebi que a carne não faz muito bem para a saúde física e mental. Resolvi diminuir a carne da minha vida e ficar alguns dias sem comer também. O que aconteceu? Meu sono melhorou e muito. Antes eu estava sempre cansada, sentia muito sono. Toda segunda-feira era difícil acordar, claro, todo domingo tinha churrasco. Também inclui a meditação na minha rotina diária e quem faz sabe as mudanças de vida que provocam.
Outro hábito que resolvi criar na minha vida foi o de ler livros. Iniciei com um livro por mês, depois aumentei pra dois e agora estou quase conseguindo ler 4 livros por mês. Virou um hábito para mim ler livro em qualquer lugar, em qualquer momento. Leio de manhã cedo, enquanto espero alguma coisa, em vez de ficar no celular, eu leio e antes de dormir leio mais um pouco.

Então, a dica é começar com algo pequeno. Inicie com objetivos pequenos e vá aumentando. Aos poucos vai virando hábito e você vai achar normal uma coisa que antes parecia impossível.

Se você quer, você consegue.

Aqui duas citações retiradas do livro: O Poder do Hábito – Charles Duhigg

“Alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam através de uma organização. Ou seja, alguns hábitos são mais importantes que outros na reformulação de empresas e vidas. Estes são os “hábitos angulares” e eles podem influenciar o modo como as pessoas trabalham, comem, se divertem, vivem, gastam e se comunicam. Os hábitos angulares dão início a um processo que, ao longo do tempo, transforma tudo”.

“Uma vez que uma pequena vitória foi conquistada, forças que favorecem outra pequena vitória são postas em movimento. Pequenas vitórias alimentam mudanças transformadoras, elevando vantagens minúsculas a padrões que convencem as pessoas de que conquistas maiores estão dentro de seu alcance”.

FullSizeRender 3

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Ticiana disse:

    Adoro seus postos 💛

    Curtido por 1 pessoa

    1. Inspiralma disse:

      Que bom ler isso! Me enche de vontade de continuar 🙂 Obrigada s2

      Curtir

  2. Livro excelente, também indicamos! 🙂 Inclusive fizemos dois posts sobre o livro essa semana 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s