O que o desequilíbrio dos nossos chacras causam no nosso corpo?

Conhecendo nossos chacras somos capazes de conhecer melhor nosso corpo, nossas emoções, pensamentos e sentimentos.

Chacras são centros de energia, que interagem diretamente com sete glândulas endócrinas principais do nosso corpo. Essas glândulas distribuem hormônios e diversas substâncias essenciais para a nossa saúde.

São 7 os chacras principais do nosso corpo. Eles têm a função de captar energia do ambiente e espalhá-la pelo nosso corpo até que essa energia abasteça nossas glândulas endócrinas.

Se recebemos e espalhamos energias boas, compatíveis com a nossa natureza, nosso corpo fica vitalizado e com muita saúde. Se recebemos ou emanamos energias negativas, o contrário acontece e então surgem as doenças.

De onde vêm essas energias? Elas são provenientes dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Nosso sistema interno é muito inteligente e capaz de ver se é bom ou ruim o que estamos sentindo ou pensando. Simplesmente sabemos que amor faz bem e ódio faz mal.

Por exemplo, se temos uma mágoa profunda, durante muito tempo, com certeza isso pode se transformar em algo estranho dentro de nosso corpo, como um cisto, um cálculo, um tumor ou qualquer outra doença. Isso acontece porque a mágoa não é o combustível certo do nosso corpo. É como colocar o combustível errado no carro e querer que ele funcione.

Somos feitos para sentir e experienciar amor, compaixão, fé, prazer, alegria, otimismo, motivação, harmonia, felicidade, gratidão, respeito, admiração, devoção, altruísmo, contentamento e luz.

Aqui estão os nomes de cada chacra, onde se localizam no nosso corpo, comportamentos que causam seu desequilíbrio e também as doenças que causam esse desequilíbrio.

Primeiro Chacra/Chacra Básico/Muladhara
Local do Chacra: base da coluna
Causas do desequilíbrio: Problemas familiares, excessos de responsabilidade pessoal, profissional ou familiar. Dificuldades na estrutura de vida, falta de dinheiro, falta de emprego.
Doenças: Indisposição física, falta de vitalidade, dores nas juntas, torcicolo, nervo ciático, desânimo de viver, falta de entusiasmo. Falta de aterramento no plano Terra, problemas nos ossos, hemorróidas, unha encravada crônica, infecção de rins e bexiga.

Segundo Chacra/Chacra Sacro/Swadhistana
Local do Chacra: 3 centímetros abaixo do umbigo
Causas do desequilíbrio: dificuldade nos relacionamentos com cônjuges, parentes, amigos. Autopodar-se de realizações na vida, falta de aceitação com o corpo, baixa autoestima, dificuldade em viver a vida.
Doenças: Deficiência no sistema linfático. Falta de orgasmo. Incapacidade de ereção. Ejaculação precoce. Descontroles no fluxo menstrual, acúmulo de gordura acentuado na região do quadril, obesidade em geral, cisto nos ovários, infertilidade.

Terceiro Chacra/Plexo Solar/Manipura
Local do Chacra: Estômago
Causas do desequilíbrio: raiva, medo, insegurança, mágoa, tristeza, remorso, arrependimento, não engolir a vida, falta de aceitação, intolerância, desejos não realizados, ansiedade, angústia, pânico, não perdoar, vitimizar-se, excesso de infantilidade, falta de flexibilidade, carência afetiva, vergonha e culpa.
Doenças: deficiência digestiva e estomacal, úlcera, gastrite, oscilações de humor, depressão, introversão, hábitos alimentares anormais, instabilidade nervosa, câncer de estômago, desequilíbrio emocional, inseguranças, medos e pânicos. Agonias, ansiedade, diabetes, obesidade, pancreatites, hepatites, compulsão por consumo, hérnia de hiato.

Quarto Chacra/Cardíaco/Anahata
Local do Chacra: região central do peitoral
Causas do desequilíbrio: Sentimentos reprimidos, tristeza, não achar graça da vida, materialismo excessivo, falta de compreensão, falta de sensibilidade, excesso de apego por tudo, dores de perda e abandono.
Doenças: Infartos, Angina, taquicardia, paradas respiratórias, deficiência pulmonar, circulação precária, baixa imunidade, enfisema pulmonar, câncer de mama, lúpus, doença do sangue em geral, doenças arteriais, gripes.

Quinto Chacra/Laríngeo/Vishudda
Local do Chacra: garganta
Causas do desequilíbrio: não conseguir falar, não conseguir opinar, não conseguir verbalizar ou expressar sentimentos, “engolir” os sentimentos reprimidos, não conseguir pôr em prática os projetos.
Doenças: Falta de criatividade para verbalizar pensamentos, dificuldade de expressão e comunicação, principalmente em público. Asmas, artrites, alergias, laringites, dores de garganta, problemas menstruais, herpes e aftas na boca, problemas de cabelo e pele, descontrole do crescimento do corpo na infância, bócio, herpes, câncer na garganta, perda da voz, surdez, problemas nos dentes e gengivas.

Sexto Chacra/Frontal/Ajña
Local do Chacra: centro da testa a cerca de 1 centímetro acima das sobrancelhas.
Causas do desequilíbrio: ceticismo, materialismo excessivo, excesso de preocupações na vida, não saber dar limites na vida, excesso de negatividade, raiva do mundo, futilidade, dificuldade em viver a vida, excessiva visão racional e lógica de tudo.
Doenças: incapacidade de visualizar e compreender conceitos mentais. Incapacidade de pôr ideias em prática. Influencia a função de todas as outras glândulas. Dores de cabeça, sinusite, confusão mental, dificuldade de concentração, memória ruim, otites, hiperatividade mental.

Sétimo Chacra/Coronário/Sahashara
Local do Chacra: alto da cabeça
Causas do desequilíbrio: negligência espiritual, alienação da causa e missão pessoal, falta de fé, incredulidade, não aceitar o mundo, nao se ligar a uma consciência divina, não crer em Deus, rejeitar sua origem e criação.
Doenças: desequilíbrio do relógio biológico e do sono, estado de torpor constante, estado de espírito alterado, desarmonia no vínculo entre corpo físico e corpos sutis. Não interação total da personalidade com a vida e os aspectos espirituais. Tumores no cérebro. Obsessões espirituais. Depressão. Mal de alzheimer, mal de parkinson, esquizofrenia, epilepsia. Influencia a função de todos os outros chacras.

Essas informações eu retirei do livro: “Manual de magia com as ervas” de Patrícia Cândido e Bruno Gimenes. Livro este que estou lendo/estudando sobre fitoterapia.

Em um próximo post, vou explicar maneiras de equilibrar os chacras.

“Chacra significa roda ou centro energético, fluxo, redemoinho ou simplesmente roda de luz”.

qquote chacra (1)

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s