Trilha Arqueológica Fortaleza da Barra

A Trilha Arqueológica Fortaleza da Barra, também chamada de Trilha da Oração, é um santuário Arqueoastronômico. Nela encontra-se um conjunto de Monumentos Megalíticos, que são pedras que estão posicionadas de forma estratégica, que mostram exatamente quando ocorrem os fenômenos de solstício e equinócio, e também determinam a direção norte-sul.

Esses monumentos Megalíticos formam um dos mais complexos observatórios e calendário astronômico primitivo do litoral brasileiro.

Além de toda essa história mística e incrível da trilha, ela conta com uma das mais deslumbrantes vistas de Floripa. O visual panorâmico da Praia da Galheta, Praia Mole, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Ilha do Campeche, Xavier e do Arvoredo é um espetáculo único e merece ser contemplado.

A trilha é localizada numa propriedade particular. Por isso tem o custo de 15 reais por pessoa, ou 10 para estudantes e crianças. E ela só abre a partir das 9 horas da manhã. Existe também a possibilidade de fazê-la com um guia, daí o custo é de 30 reais (farei com guia, com certeza, para descobrir ainda mais curiosidades dessa trilha).

É um lugar encantador, daqueles que tu sente uma energia intensa, não dá nem vontade de ir embora. Aqui, vou mostrar alguns pontos da trilha:

Dólmen da oração: muitos povos tinham a tradição, ao amanhecer, de voltar-se para o leste para receber iluminação, ou seja, conhecimento sobre os astros. A partir dessas informações eles regulavam seu cotidiano. As montanhas têm sido usadas como templos sagrados para a aproximação com as divindades. Em muitos lugares da terra são encontrados pedras em forma de altares, e esses altares são chamados de Dólmen. Alguns místicos afirmam que esses lugares são portais para a comunicação com os seres celestiais.

Dólmen da Oração na Trilha Arqueológica em Florianópolis
Dólmen da Oração na Trilha Arqueológica em Florianópolis

Pedra virada: é apoiada em pedras menores, o que a caracteriza como um Dólmen. A base de quartzo em cima dela só se forma a 2 mil graus de temperatura, ou seja, não teria como ter se formado em contato com o ar. Então, essa pedra foi colocada nesse lugar. Embaixo dela é formada uma espécie de cama, onde é possível ver o nascer do sol e as principais estrelas próximas dos trópicos. A cena mais incrível é ver as plêiades, o cinturão de Orion e Sirius entre as suas aberturas. Para os geobiólogos, esse é um ponto energético capaz de produzir curas.

Pedra virada na Trilha Arqueológica em Florianópolis
Pedra virada na Trilha Arqueológica em Florianópolis

Observatório dos Equinócios: encostando a cabeça na pedra marcada por um círculo e olhando na direção do mar, você pode ver um pequeno triângulo formado entre duas pedras. Esse é o ponto onde se observa a passagem do disco solar no início da primavera e do outono. Ao lado, existe uma fenda onde é possível ver o pôr do sol nas mesmas datas.

Observatório dos equinócios na Trilha Arqueológica em Florianópolis
Observatório dos equinócios na Trilha Arqueológica em Florianópolis

Mirante da Baleia: ponto mais alto do morro, 200 metros de altitude. Daqui é possível ver a ilha em 360 graus.

Mirante da Baleia: ponto mais alto do morro, 200 metros de altitude. Daqui é possível ver a ilha em 360 graus. Florianópolis
Mirante da Baleia

Menir Central: existem linhas de energia telúricas em volta da terra e essas energias foram demarcadas com menires e dólmen na pré-história. Faz muito bem abraçar a pedra durante alguns instantes e absorver a energia emanada por ela.

Menir Central Florianópolis
Menir Central

Trilha da Arqueológica da Galheta
Onde: Rua Laurindo José de Souza, 188. Fortaleza da Barra da Lagoa. Florianópolis – SC
Dias: de segunda à sábado
Horário: das 9h da manhã até as 16h da tarde.
Valor: 15,00
Estudante: 10,00
Valor com guia: 30,00
Informações: (48) 99607-2201
Site: http://immabrasil.com.br/atividades/trilha01.html

Dá pra sentir um pouco do que é essa energia através do vídeo que fiz lá.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Ana Pedrozo disse:

    Adorando as trilhas do Inspiralma!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s