Como combater a ansiedade

em

Oi gente, a partir de várias conversas pelo direct do meu instagram (@carlinhaalmeida) decidi fazer um post que acho que vai ajudar muita gente.
A ansiedade anda fazendo parte da nossa vida, tudo está muito acelerado, são muitas informações a todo tempo e estamos sempre querendo viver lá na frente, no futuro.
Mas o futuro não existe, só temos o agora.
E a única forma de combatermos a ansiedade é estarmos presentes no AQUI e AGORA.
Baseado nisso, resolvi mostrar aqui tudo que nos ajuda a centrar em nós mesmos e combater esse sentimento que não nos faz bem.

Livros

Livros são fontes infinitas de conhecimento. Podemos aprender sobre qualquer assunto, encontrar explicações para os nossos questionamentos, soluções para as nossas dúvidas e, inclusive, aprender a viver no presente. Vou colocar aqui 3 livros que ajudam nesse processo:

Capa do livro O poder do Agora de Eckhart Tolle
O Poder do Agora

PODER DO AGORA – ECKHART TOLLE: Esse foi o livro que mudou a minha forma de ver o mundo, porque eu compreendi como a minha mente funciona e também descobri que eu não sou a minha mente, não sou o que essas vozes na minha cabeça ficam falando. Ansiedade, estresse, preocupação e tensão são causadas por excesso de futuro. Fiz um post ano passado sobre o livro: 10 lições sobre o livro “O poder do agora”.

 

 

Livro Viva com leveza
Viva com Leveza

VIVA COM LEVEZA – KAREEMI: Livro espetacular, do início ao fim. Recomendo muito a leitura desse livro, mas aqui vou falar de uma parte específica do livro, onde a autora fala sobre ansiedade.
A ansiedade é um dos impedimentos das pessoas viverem em paz, com leveza e plenitude. A ansiedade nos tira do momento presente, acaba com a nossa calma e também pode tirar o nosso sono. Segunda a autora, é a ansiedade a verdadeira origem de muitos transtornos e doenças como: síndrome do pânico, compulsões, déficit de atenção, bipolaridade. Viver ansioso é um sofrimento, e você só acabará com essa sensação quando realmente se empenhar em vencê-la. E para vencê-la você precisa de persistência, paciência, força de vontade e disciplina.
A autora utilizou 4 passos para sair da ansiedade:

  1. Voltar ao momento presente: quando se pegar perdido em pensamentos do futuro, respire fundo e repita a frase: “Eu estou no presente, é nele que eu vivo e só este momento existe”
  2. Ter paciência com você: seja amoroso e compreensivo com o que você sente e seja persistente.
  3. Meditação: melhor remédio contra a ansiedade (e eu concordo muito com a autora), é necessário disciplina e muita força de vontade.
  4. Atividades meditativas: atividades que necessitam da sua atenção plena como: natação, pilates, dança, ioga.

O principal de tudo é você querer realmente acabar com a ansiedade, a partir daí, você corre atrás daquilo que dá certo para você, e pratica essas coisas.
Querer é poder!

Livro Ansiedade como enfrentar o mal do século
Ansiedade

ANSIEDADE, MAL DO SÉCULO – AUGUSTO CURY: Esse é um livro que apresenta a teoria da ansiedade, no início ele é um pouco mais teórico, mas do meio para o fim o livro fica bom mesmo. O autor fala sobre os níveis de ansiedade, que ele chama de SPA ( Síndrome do Pensamento Acelerado), fala sobre as consequências disso e depois apresenta algumas técnicas para ajudar na ansiedade. Achei interessante também que ele fala sobre a nossa educação e dá algumas dicas para professores.

 

3 páginas matinais

Esse é um exercício que aprendi com o livro: Encontro com o artista. E eu achei fantástico porque dá um super alívio mental. Parece uma drenagem mental mesmo. Essas 3 páginas se baseiam em escrever literalmente tudo e qualquer coisa que passar na sua cabeça. E encher 3 páginas. Pode ser qualquer coisa mesmo, não existem regras e assim você pode escrever o que quiser, da forma que quiser, sem a sua mente ficar julgando se está bom ou não. Meu primeiro dia foi estranho, mas hoje já fazem 4 semanas que estou fazendo e é espetacular. Recomendo muito. E pra quem tem ansiedade, pode colocar no papel tudo que está preocupando e causando toda essa inquietação e ansiedade. Você pode inclusive encontrar algumas respostas que você está buscando. 3 páginas, do que vier na sua cabeça, de manhã ou à noite (perfeito pra esvaziar a cabeça e ter um sono mais tranquilo).

Autoconhecimento

Se autoconhecer é fundamental para nos entendermos, sabermos como somos e conhecer as coisas que nos deixam ansiosos. Autoconhecimento é a chave para a nossa liberdade. Eu iniciei minha caminhada pela Astrologia. Foi por ela que consegui expandir a minha mente e descobrir sobre a minha vida e meu ser. Mas existem várias formas disso acontecer. Procure algo que você goste.

Meditação

Eu sempre recomendo. Meditação é uma forma de autoconhecimento, de diminuir nossos pensamentos e conseguir escutar nossa intuição. Eu comecei a meditar em julho do ano passado e minha vida inteira mudou, pra muito melhor. Quando eu falo pra pessoa meditar, 90% das vezes recebo como resposta: nâo consigo, minha mente é muito agitada. É exatamente por isso que a pessoa precisa meditar, para acalmar essa quantidade de pensamentos. A meditação resolve 80% dos nossos problemas, e para combater a ansiedade, meditar é com certeza o melhor remédio. Como meditar? Existem várias formas de meditar, recomendo iniciar através da meditação guiada, existem milhares no youtube. Tem apps: insight timer, Zen, Vivo meditação. Nesse post eu explico mais a fundo sobre meditação: Meditação não é parar de pensar.
Quando meditar? Qualquer momento, se você está perdendo seu sono pra ansiedade, recomendo meditar antes de dormir.

Ajudas extras

Outras coisas que temos disponíveis para nos ajudar na cura da ansiedade são:
– Incenso: Lavanda e Maracujá (relaxante e calmante).
– Óleo essencial: lavanda, colocar um pingo no travesseiro.
– Chá de camomila, Melissa: beber antes de dormir
– Natureza: ir pra natureza ajuda a gente a descarregar nossas tensões e recarregar nossas energias. A cor verde é altamente curativa e na natureza é a cor predominante.
– Cristais: Ametista, Água Marinha, Quartzo Branco. Existem muitos outros, mas são esses que eu mais uso para me conectar, para meditar e são essas que tenho sempre perto de mim dentro de casa.
– Mantras: Qualquer mantra ajuda a acalmar, mas eu gosto muito desse que é um healing (cura) para a mente: Ajai Alai (mental healing).

Um super beijo pra vocês e lembrem-se de que vocês são maiores e melhores que a sua mente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s