Chakras

Oi gente, tudo bem?
Convidei a Tamara do @alquimiasdeumafada para falar um pouco mais sobre Chakras.

Acho esse assunto super relevante e sabendo mais sobre ele podemos melhorar o nosso bem-estar de forma mais geral.
Segue aqui o texto dela:

Olá! Meu nome é Tamara, sou Terapeuta Reikiana e faço leitura de Tarô Terapêutico! Fui convidada pela Carlinha para falar um pouco sobre os Chakras, o que são e o que representam. Bom, é provável que você já tenha ouvido falar sobre eles em algum momento da sua vida. Eles são centros de energia que se encontram ao longo do nosso corpo e fazem a interação do não físico com o físico.
Vamos considerar aqui 7 Chakras principais: Básico, Sexual, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Esses vórtices de energia funcionam absorvendo e distribuindo energia vital para o nosso corpo, para nos mantermos saudáveis fisicamente, mentalmente, espiritualmente e emocionalmente.
Cada Chakra corresponde a uma glândula em nosso corpo, cada um tem uma cor, um elemento, e um mantra, e é estimulado de uma maneira.

Chakra Básico

Cor: Vermelho
Mantra: “LAM”
Elemento: Terra
Cristal: Cornalina
Esse Chakra está localizado na base da coluna vertebral e está relacionado com a nossa ligação ao mundo físico, a vontade de viver, a força, a nossa capacidade de escolha e de buscarmos nossos objetivos.
Em equilíbrio: temos coragem, desejo de fazer as coisas acontecerem, nos sentimos seguros, confiantes e gratos pela nossa vida onde quer que a gente esteja.
Em desequilíbrio: somos tomados pela insegurança, por preocupações de cunho material, há uma tendência aos excessos e vícios, podemos querer nos afastar das outras pessoas e consideramos a vida um fardo.
Como equilibrar: Meditar mentalizando a cor vermelha. Caminhar de pés descalços na terra, sentar-se nela, senti-la. Observar o pôr do sol fazendo uma respiração consciente.

Chakra Sexual

Cor: Laranja
Mantra: “VAM”
Elemento: Água
Cristal: Pedra da Lua
Ele fica localizado logo abaixo do umbigo. Está relacionado aos nossos desejos, a nossa criatividade, ao que nos dá prazer, ao dar e receber.
Em equilíbrio: sentimento de prazer nas ações, agimos com vontade, de forma natural. Conseguimos nos relacionar de forma harmoniosa, tolerando as diferenças.
Em desequilíbrio: faz com que vejamos a vida sem cor, sem graça. Falta entusiasmo, auto valorização, vontade de viver. Podemos ter a sexualidade reprimida ou exagerada. Há uma tendência ao ciúme extremo e a intolerância.
Como equilibrar: Meditar mentalizando a cor laranja. Tomar banho em águas cristalinas. Contemplar a luz da Lua.

Chakra Plexo Solar

Cor: Amarelo
Mantra: “RAM”
Elemento: Fogo
Cristal: Citrino
Localizado na altura da boca do estômago, esse Chakra tem relação com o nosso poder pessoal. Em equilíbrio: temos autocontrole, conseguimos ter autoridade sobre as nossas atitudes, nos sentimos bem, com energia, temos clareza.
Em desequilíbrio: podemos sofrer com o medo desenfreado, dificuldade para nos sentirmos relaxados, medo do desconhecido, nervosismo.
Como equilibrar: Meditar mentalizando a cor amarela. Tomar banho de sol no máximo até às 10h da manhã.

Chakra Cardíaco

Cor: Verde/ Rosa
Mantra: “YAM”
Elemento: Ar
Cristal: Quartzo rosa/ Esmeralda
Ele está localizado no centro do peito. É o Chakra do amor!
Em equilíbrio: somos capazes de amar de forma incondicional, sabemos nos colocar no lugar do outro, conseguimos dar e receber afeto, somos confiantes, calmos e equilibrados.
Em desequilíbrio: temos dificuldade na troca de afeto, podemos nos tornar frios, tristes, angustiados. Não conseguimos nos conectar a fonte mais pura de amor. 
Como equilibrar: Meditar mentalizando a cor verde ou rosa. Entrar em contato com uma floresta, fazer uma trilha em um lugar com bastante verde.

Chakra Laríngeo

Cor: Azul Claro
Mantra: “HAM”
Elemento: Éter
Cristal: Sodalita
Localizado na garganta, este Chakra esta relacionado a nossa expressão.
Em equilíbrio: conseguimos expressar o que somos, falar de acordo com a nossa vontade, temos habilidade na hora de comunicar o que sabemos.
Em desequilíbrio: temos dificuldade de expressão, sentimos insegurança, temos medo de falar o que pensamos, sentimos o famoso “nó na garganta” por não conseguirmos expressar o que gostaríamos. 
Como equilibrar: Meditar mentalizando o azul claro. Olhar para o céu sem nuvens, observar o mar, entoar mantras.

Chakra Frontal

Cor: Azul Índigo
Mantra: “OM”
Elemento: Não tem
Cristal: Lápis Lazúli
Encontra-se no centro da nossa testa, é o famoso terceiro olho! Esse Chakra tem relação com a nossa intuição, com o nosso poder de percepção do não físico.
Em equilíbrio: temos nossa intuição, conseguimos nos concentrar de forma eficaz.
Em desequilíbrio: somos rígidos na forma de pensar, não conseguimos ver as coisas como um todo, vivemos apenas pela razão, temos medo e falta de concentração.
Como equilibrar: Meditar mentalizando a cor azul índigo. Olhar para o céu estrelado a noite.

Chakra Coronário

Cor: Violeta
Mantra: “OM”
Elemento: Não tem
Cristal: Ametista
Localizado no topo da cabeça, o Coronário, ao contrário do Básico que nos liga ao mundo físico, nos liga ao mundo não físico.
Em equilíbrio: sentimos plenitude, conseguimos nos conectar ao todo, nos ligamos a nossa essência mais pura, temos fé em algo superior.
Em desequilíbrio: nos sentimos separados de tudo, temos muito medo e dessa forma acabamos desequilibrando os outros Chakras.
Como equilibrar: Meditar mentalizando a cor violeta. Entrar em contato com a natureza, observar o horizonte, olhar para as pequenas coisas da vida, observar tudo a sua  volta sentindo-se parte do Todo.

Essa foi uma breve explanação de cada Chakra! Além dos exercícios para equilíbrio, se você sente que tem um ou mais em desequilíbrio por conta de traumas, abusos, procure ajuda! Muitas situações podem desequilibra-los e até bloqueá-los.


Outras atitudes que também ajudam no alinhamento dos Chakras:

  • meditar,
  • alimentação saudável,
  • praticar algum tipo de exercício físico,
  • fazer algo que gosta,
  • reservar um tempo para si

Não há nada mais importante que cuidarmos de nós mesmos.

Cuide de você, se ame, se respeite!

1 comentário Adicione o seu

  1. Analícia disse:

    Muito esclarecedor e fácil compreensão obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s